AULAS SEMANAIS PMM

Seja avisado das melhores aulas da Internet sobre Produção Musical, FL Studio, Teoria Musical, Mixagem e Masterização, etc!

Toda quinta-feira, às 20h.

Participe das aulas ao vivo para aprender todas as estratégias e segredos para criar, melhorar e monetizar seu beats e produções com uma metodologia comprovada.

Durante as aulas, que duram em torno de 1h, você terá a oportunidade de aprender de forma aprofundada conceitos musicais e de produção, do iniciante ao avançado, diretamente comigo! Todos os ensinamentos são altamente detalhados e organizados e seguem os quatro pilares da minha metodologia de ensino.

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Acertar o tom do instrumental e da voz é uma das principais dificuldades dos produtores e acaba gerando um efeito muito desagradável no som para os ouvintes. Muitas vezes você vê que tem algo errado ali, mas não sabe o que é, muito menos como consertar, após essa aula, tudo fará sentido!

Conseguir criar as suas próprias melodias e samples te trará muito mais liberdade para criar e se expressar nas suas músicas, sabendo exatamente como tirar as suas ideias do papel e transformá-las em músicas completas, sem depender de mais ninguém!

Entender quais acordes combinam e quais utilizar em diferentes momentos e com a intenção de passar diferentes sentimentos é uma habilidade crucial para beatmakers/compositores versáteis que querem explorar diferentes sonoridades em suas composições.

Apesar de cada sessão de mixagem ser diferente, existem processos semelhantes em todo tratamento de vocal, que garante que o nível de qualidade das vozes esteja sempre aceitável, mesmo se capturadas em microfones de menor qualidade. Saber executar bem essa etapa é essencial para quem quer se especializar na engenharia de áudio.

Uma das maiores metas de beatmakers iniciantes e intermediários é ter parcerias com artistas que cantam/rimam, e ver suas músicas finalizadas no Spotify e etc. Mas pra isso, seus beats precisam ser feitos com isso em mente, para que o cantor tenha espaço no instrumental.

Mesmo o melhor produtor/beatmaker do mundo não teria como viver de sua arte se ele ficasse o dia todo produzindo e não mostrasse pra ninguém. Por isso é necessário aprender a aparecer e despertar nas pessoas interesse pelas suas criações, para eventualmente conseguir evoluir em sua carreira como beatmaker/produtor musical.

Estilo musical crescente que tem várias manhas específicas pra alcançar o som típico do gênero, que se feito errado vai soar estranho ou até mesmo ruim. Muitos produtores tem esse estilo como seu preferido, tanto de ouvir quanto produzir, mas não conseguem fazer beats da qualidade dos que ouvem. Após essa aula, além de  conseguir atingir esse objetivo, você poderá vender seus beats de forma mais fácil, devido ao aumento de qualidade.

Muitas pessoas, não somente na produção, chegam em diferentes níveis e acabam estacionando, sem saber como ir pro próximo nível, ou então não têm mais motivação pra continuar evoluindo, o que vai prejudicá-la eventualmente, ficando atrasadas e desatualizadas nos conhecimentos e assuntos envolvidos em sua arte.

Nesta aula mostro na prática como aprender teoria pode aumentar a liberdade criativa, ao contrário do que várias pessoas pensam, que ficarão limitadas e robóticas.

Uma das partes mais importantes de um beat/instrumental de música moderna, não dominar essa parte pode acabar estragando a música e o peso dela.

Beatmakers iniciantes e intermediários enfrentam problemas de produtividade e workflow, fazendo beats de forma muito lenta e improdutiva, diminuindo o rendimento, capacidade de produção e resultados com sua música.

Entender como funcionam e pra que servem os diferentes tipos de instrumentos que existem, tanto naturais quanto sintetizados, elevará o nível da música do produtor, pois cada som estará em seu devido lugar.

Fazer músicas novas baseadas em músicas já existentes, além de divertido e ser do interesse de muitos produtores, pode te ajudar muito em alcançar novas audiências que já gostam da música que você remixar ou fizer mashups. Porém a maioria dos produtores não sabem fazer isso de forma bem feita.

Samplear é uma das formas mais clássicas e típicas da produção musical atual, e uma das que mais oferece possibilidades criativas. Entender e dominar diferentes formas de samplear vai ajudar na criatividade, diferenciação de sonoridade e possibilidades de criação.

Estilo musical muito interessante e ouvido por muita gente, porém com certo nível de dificuldade para produzir, principalmente pela questão das progressões harmônicas, com muita influência do jazz e etc!

Uma grande quantidade de artistas gostam de compor e já enviar a voz para que o produtor crie um beat em cima dos vocais. E embora isso seja muito comum e até mais lucrativo pro produtor fazer um instrumental personalizado, muitas dúvidas surgem na hora de colocar a mão na massa pra produzir. E é por isso que criamos essa Aula Semanal pra te ensinar a fazer um beat em cima de uma acapella!

Conheça estratégias eficazes para estruturar uma carreira bem sucedida nessa profissão promissora, rentável e, mais do que nunca, necessária. Na aula, você vai descobrir as melhores estratégias de estudo, fontes de pesquisa, ferramentas de uso cotidiano e equipamentos para desenvolver seu trabalho de forma profissional. E não é só isso: vai aprender formas para conquistar os primeiros clientes, como se apresentar para o mercado, onde e como divulgar corretamente os seus serviços e as principais habilidades que permitirão você se destacar nessa profissão.

Explorar novas sonoridades que estão “escondidas” nas escalas padrões (maior e menor). Diferentes pontos de vista para suas músicas e melodias, ajuda a sair do padrão da sonoridade maior e menor usadas o tempo todo.

Estilo que se destaca pela bateria com ritmos diferenciados e que se encaixa muito bem com diferentes estilos, tanto de drill mesmo quanto de remix e misturas com outros gêneros. Estilo que está crescendo muito do mundo todo inclusive no Brasil.

Grande parte das diferentes sensações que se podem expressar através da música vem das progressões de acordes: a harmonia de sua composição. Porém mesmo com a grande importância dos conceitos por trás dos acordes, muitos beatmakers e produtores acabam não aprendendo formalmente como usar a harmonia musical a seu favor. Hoje resolveremos isso.

O processo de criação de músicas é um mistério para muita gente, porém esse “mistério” está cada vez mais acessível para todos, tanto em questão de composição musical quanto do processo de transformação dessas composições em músicas completas, prontas para serem publicadas nas plataformas digitais. Esse processo é o trabalho do produtor musical, que pode se especializar em criação de instrumentais (beatmaking), gravação, tratamento de vocais (engenharia de áudio), além de outras áreas e assuntos envolvidos nesse processo. Justamente por ser acessível, não necessitar obrigatoriamente o domínio de algum instrumento e ter alto potencial de monetização para seguir carreira na área, que eu chamo essa profissão de “O Músico Futuro”, que inclusive é o nome da minha escola de produção musical! E na aula de hoje vamos falar tudo sobre como começar essa jornada para se tornar um produtor musical.

Usar ou não loops? Essa discussão roda todo dia no meio dos produtores musicais. A verdade é que COMO você usa os loops é que vai diferenciar se sua música soa genérica ou não, e hoje vamos ver várias formas diferentes de usá-los.

Uma parte da música muito interessante e importante é a harmonia. Mas como usar a harmonia de formas diferentes tendo em mente as diferentes funções dos acordes? Vamos ver hoje falando sobre Harmonia Funcional.

Quando começamos a estudar mixagem (e masterização também), a quantidade de plugins/efeitos que encontramos online, ou até mesmo efeitos nativos de sua DAW, podem acabar nos assustando. Mas dominando os 4 plugins essenciais na mixagem, você alcançará resultados surpreendentes e estará bem mais preparado para utilizar plugins diferenciados futuramente.

Muitos produtores/beatmakers acabam tendo problemas para finalizar seus projetos, e em muitos casos, até mesmo começá-los. Ter sistemas e rotinas que te ajudem a ser mais produtivo pode ser o que falta na sua jornada na música, falaremos mais sobre isso hoje!

Por motivos estéticos ou necessidade de afinação, muitas vezes teremos que afinar os vocais com os quais estamos trabalhando, tanto para produções de clientes ou suas próprias músicas. Podemos usar o famoso Melodyne ou o Newtone, que já é nativo da DAW FL Studio. Iremos ver sobre o segundo na aula de hoje.

O Fruity Loops Studio é uma das DAWs mais conhecidas e renomadas, principalmente no mundo do beatmaking. Para quem está começando, pode ser complicado entender o funcionamento de todas as janelas e ferramentas do programa, e mesmo pra quem já está mais habituado, entender a fundo as principais janelas pode acelerar seu workflow e facilitar seu trabalho no dia a dia.

Desenvolver as habilidades necessárias para fazer bons beats e boas mixagens e masterizações são “apenas” 50% do que você precisa para viver de música. Talvez até menos. Grande parte do sucesso que você pode alcançar está atrelada à sua habilidade e clareza em relação ao seu negócio envolvendo a música. Nessa aula falaremos sobre alguns modelos de negócios que comprovadamente funcionam para diferentes tipos de produtores musicais.

Uma das partes mais importantes de um beat/instrumental de música moderna são os instrumentos rítmicos, a bateria. Através dos diferentes instrumentos podemos alcançar os mais diversos ritmos existentes ao redor do mundo e dar o movimento que buscamos em nossa música.

Escolher os acordes para seu beat pode ser uma tarefa difícil mesmo para quem já entende como escalas e o campo harmônico funcionam, podendo ser algo que beira o impossível para quem não conhece esses conceitos. Hoje vamos falar sobre como superar essa dificuldade.

Há algum tempo os beats com violão estão em alta, mas muitos beatmakers tem dificuldade em criar melodias para esses instrumentais, por diversos motivos. Iremos explorar mais esses estilos na aula de hoje!

O processo de criação de melodias é um dos mais interessantes não só na produção musical, mas na composição musical em geral. Ao mesmo tempo, é uma das etapas em que os beatmakers mais tem dificuldade, e acabam muitas vezes pulando completamente, focando na programação de bateria, utilizando samples por não gostarem de suas melodias. Após a aula de hoje, você estará equipado para enfrentar esse desafio e evoluir em seu processo de criação de melodias.

Provavelmente a forma mais popular (e uma das mais eficazes) de divulgar seus beats nas redes sociais é associando o instrumental que você produziu com o estilo de algum artista já estabelecido na cena musical. Inclusive, muitos produtores já fazem seus beats pensando nessa parte do marketing, tendo um artista em mente antes mesmo de começar seus projetos. Esses são os “type beats”: “beats tipo” ou “beat estilo” tal cantor/rapper. Mas como identificar e reproduzir o que define o som daquele artista? É isso que veremos na aula número 33.

Dominar conceitos teóricos da música é de extrema importância como já falamos em aulas passadas. Só que para dominar escalas, campos harmônicos e ideias cada vez mais complexas, precisamos ter os conceitos básicos muito bem entendidos, assim, passo em passo poderemos alcançar toda liberdade criativa que a teoria musical pode nos proporcionar. Nesta aula passarei toda a base necessária para compreender outros conceitos teóricos já explicados em aulas anteriores.

Em aulas passadas falamos sobre conceitos mais básicos de mixagem, os principais plugins e etc. Porém após dominarmos a base, encontraremos a necessidade de técnicas mais avançadas para atingir sonoridades diferentes e novos níveis em nossa mix. Na aula de hoje veremos várias técnicas diferenciadas usadas por profissionais de mixagem, que se aplicadas corretamente, elevarão bastante o nível de seus sons.

Variados estilos de instrumentais utilizam o piano como instrumento principal de suas harmonias e melodias, e diversos outros o usam como instrumento secundário. Assim como vimos em aulas anteriores sobre as limitações e potencialidades dos VST’s de violão, veremos sobre um dos instrumentos mais populares da história: o piano.

Estilo de melodias/beats muito popular no mundo todo, se caracteriza por passar sentimentos mais obscuros, utilizando de técnicas, instrumentos e conceitos teóricos específicos para atingir esse resultado, veremos sobre criar sons nesse pique.

Um dos primeiros sub gêneros do hip-hop a ganhar grande popularidade, principalmente nos anos 80 e 90 nos EUA, ainda hoje é de grande importância e influência para muitos artistas do mundo todo. O estilo dominou o rap nacional por muito tempo, tendo como exemplo artistas como o grupo Racionais MC’s, Sabotage, e muitos outros. Contemporaneamente, J. Cole, Kendrick Lamar, dentre outros, se destacam no boombap pela mistura de sonoridades modernas misturadas com a estética do passado. Na aula 38 veremos quais as características cruciais para fazer um instrumental top de boombap.

Estilo musical surgido na Nigéria nos anos 60/70, vem ganhando grande destaque mundial nos últimos anos após ser modernizado para os padrões da produção musical atual. O gênero se diferencia musicalmente pelos interessantes ritmos, timbres e progressões utilizadas, com forte influência africana e com toques de várias outras culturas afrodescendentes desenvolvidas nas américas. Na aula 39 veremos como produzir beats de afrobeat!

Talvez a habilidade que mais pode te diferenciar entre os beatmakers e produtores é a capacidade de identificar o que faz boas músicas serem boas, tanto musicalmente quanto tecnicamente. Audição atenta, focada em perceber e analisar músicas e produções, em conjunto com a habilidade de implementar as ideias identificadas, da sua forma, é algo que vejo muito em falta na maior parte dos produtores iniciantes e intermediários, falaremos disso na aula 40!

Mesmo sendo uma das maiores potenciais fontes de renda de um música, os Direitos Autorais ainda são um assunto pouco entendido e falado no mundo dos músicos independentes, incluindo, claro, produtores e beatmakers. Nesta aula vou falar sobre os conceitos fundamentais dos direitos autorais no Brasil e minha experiência com o assunto durante os últimos anos trabalhando com música.

Criado no final dos anos 90, a característica sonoridade do Auto-Tune é hoje amplamente utilizada em praticamente todos os grandes hits, nacionais e mundiais. Sendo assim, é crucial para todo produtor musical que trabalhe com vocais de artistas saber como controlar e manipular os plugins de correção automática de pitch. Na aula 42 o assunto é exatamente esse, abordando os parâmetros principais e secundários dos mais famosos plugins “de Auto-Tune”.

Os compressores são vitais no tratamento de áudio em qualquer estilo musical, produzido profissionalmente. Mas para usar os diferentes tipos de compressores em todas suas potencialidades, precisamos entender primeiro o funcionamento básico deles, para depois entendermos suas especificidades.

Um dos segredos, não tão secretos assim, de conseguir a famosa e desejada “cola” em sua mixagem (fazer todos elementos de sua música soarem juntos, como algo coeso) está em criar e explorar a sensação de ambiência em sua mix. Os dois efeitos que mais tem a capacidade de criar essa sonoridade, quando usados corretamente, são o Reverb e o Delay, através da manipulação baseada no tempo e repetição de determinado sinal de áudio. Veremos na aula de hoje como dominá-los e usá-los corretamente.

Os sintetizadores revolucionaram a música como um todo: como ela é feita e como ela soa. Possibilitando a criação e reprodução elétrica dos timbres de instrumentos naturais, além da síntese de timbres completamente novos e experimentais, os horizontes sônicos foram expandidos para músicos do mundo todo. Vamos entender os conceitos básicos da síntese sonora na aula 45.

Utilizando equalizadores conseguimos esculpir e modelar as frequências de nossos sons de forma que se tornem mais agradáveis de se ouvir no geral, além de evitar conflitos entre diferentes elementos da música. Dentro da etapa de mixagem, a equalização é provavelmente o principal processamento que trará clareza ao seu som, individualmente nos instrumentos e vocais, e principalmente quando todos elementos se somarem. Na aula 46 entraremos mais profundamente nos tipos, parâmetros e usos práticos dos equalizadores.

O ciclo das quartas e das quintas é um dos conceitos mais importantes do estudo de Teoria Musical, podendo ajudar a conectar várias outras partes estudadas, que por muitas vezes parecem ideias soltas que não se comunicam. Apesar de necessário entendimento prévio de fundamentos teóricos, o ciclo te ajudará a visualizar e utilizar mais facilmente: escalas, campos harmônicos, acordes, modulações e muito mais!

Subgênero musical com influências de dance music e hip-hop, o Jersey Club Music ganhou muita popularidade nos últimos anos nas redes sociais, principalmente com remixes de clássicos e outras músicas de sucesso. Na aula 48 vamos ver o que caracteriza esse estilo e como criar seus próprios beats e remixes de Jersey Club!

Já se tornou de praxe beatmakers trabalharem em conjunto com samplemakers/loopmakers, tanto no exterior quanto no Brasil. Enquanto os loopmakers focam na atmosfera criada com os timbres, harmonia e melodias, os beatmakers se dedicam a criar na bateria movimentos interessantes que combinem com a sample, podendo até adicionar novos instrumentos na ideia melódica original. Na aula 49 vamos explorar na prática como criar ritmos percussivos adequados a diferentes estilos de samples.

O último passo antes da distribuição e divulgação de uma música, o processo de masterização tem como objetivo adicionar o últimos detalhes para o projeto, trazendo à tona seus pontos fortes, e garantindo a melhor experiência para o ouvinte, independente da plataforma/meio utilizado para escutar a música. Na aula 50, você entenderá a filosofia básica da masterização, diversos conceitos técnicos envolvendo masterização in the box para plataformas de streaming, e também exemplos práticos de como realizar esse processo.

Ter um estúdio profissional, com acústica perfeita, hardwares clássicos e equipamentos top de linha, não é uma realidade para a maioria dos produtores, especialmente para os iniciantes e intermediários, que estão começando a investir agora em seus primeiros aparelhos. Mas graças aos avanços tecnológicos das últimas décadas, está cada vez mais acessível equipamentos que atendem de forma aceitável as necessidades desses produtores, que trabalham em suas músicas dentro da própria casa. Na aula 51 falaremos sobre quais são os equipamentos essenciais de um Home Studio e diversas recomendações em diferentes faixas de preço.

Um dos resultados mais interessantes do processo de globalização cultural em decorrência do amplo acesso à internet, é a criação de novos estilos musicais resultantes da união e modificação de gêneros já existentes. O aumento da acessibilidade à informações antes restritas a regiões específicas e subculturas obscuras, somado à democratização do acesso a equipamentos e programas de produção musical, acelerou de forma nunca antes vista o câmbio entre diferentes gêneros musicais. Isso nos possibilita explorar uma grande variedade de sonoridades, prevalentes em diferentes tipos de música, trazendo o que julgarmos mais interessante e inovador para os tipos de produção que mais curtimos fazer. Na aula 52 veremos algumas formas e sugestões de implementação dos mais diversos gêneros musicais em suas produções.

Instrumentos e sintetizadores virtuais podem rapidamente se tornar espaçosos e pesados para seu PC, além de caros. Uma opção alternativa para os VSTi’s são os one-shots, que além de extremamente leves, são muito mais acessíveis à maioria dos produtores, tendo até mesmo bons kits gratuitos. Na aula 53 veremos como utilizar de diferentes técnicas para alcançar melhores resultados utilizando one-shots na criação de suas melodias e harmonias.

É comum ser introduzido ao mundo da música e da produção musical como uma forma de hobby, simplesmente como uma forma de diversão e passatempo. Porém conforme suas intenções se voltam à evolução de seus conhecimentos e principalmente se suas ambições são profissionais, ter metas específicas e clareza em como alcançar seus objetivos se torna crucial, ainda mais na música, de forma independente. Na aula 54 passaremos alguns pontos de vistas e sugestões de como otimizar sua evolução através do estabelecimento de metas de curto e longo prazo, além de diversos caminhos para alcançá-las.

São várias as etapas e processos de criação/produção de uma música, todos com uma relação de interdependência: caso uma etapa tenha sido mal feita, é difícil – e muitas vezes, impossível – a próxima etapa corrigir o problema anterior. Sendo assim, a etapa de edição, localizada entre o processo de gravação e o de mixagem, se torna crucial para as etapas subsequentes, tanto para a qualidade final da música quanto para oferecer um workflow mais efetivo para o profissional que mixará o projeto. Vamos nos aprofundar sobre a edição pré-mix na aula 55.

Seja você um artista que canta e se grava sozinho, um produtor/beatmaker que grava instrumentos musicais para seus beats ou até mesmo o responsável por gravar outros artistas em seu estúdio, o processo de gravação deve ser otimizado ao máximo, para facilitar seu workflow e não tornar cansativa uma das etapas mais importantes na criação de uma música. Na aula 56 veremos os melhores métodos de gravação de áudio utilizando o FL Studio 21, que muitas vezes leva fama de problemático nesse processo, mas que possui muitas cartas na manga, desconhecidas por grande parte de seus usuários.

Além de diferentes timbres utilizados, ritmos e forma de cantar, cada estilo/gênero musical costuma se diferenciar também através de diferentes progressões harmônicas, com sequências de acordes recorrentes em diferentes músicas, chamadas inclusive de “clichês harmônicos”, devido a repetição dessas sonoridades na harmonia. Alguns desses clichês estão presentes em quase todos estilos musicais modernos, mas outros se destacam por ter grande prevalência em gêneros específicos. Na aula 57 vamos analisar e entender várias dessas diferentes progressões muito comuns em diferentes gêneros musicais.

Subgênero do trap muito influenciado pela EDM (Electronic Dance Music) em seus timbres e até pelo movimento punk/emo na energia passada pelos instrumentais e vocais, o Rage, como ficou conhecido o estilo, ganhou relevância através de artistas como Playboi Carti, Trippie Redd e Yeat. Na aula 58 vamos estudar as principais características do Rage e fazer samples e beats completos na prática!

Umas das bases constituintes da música, o Ritmo permeia todo gênero musical e todo instrumentos, sendo um dos assuntos mais extensos e importantes no estudo da teoria musical e na hora de compor e criar suas músicas e instrumentais. Na aula 59, vamos entender diversos conceitos rítmicos, alguns básicos e outros mais complexos, tendo em mente a produção musical.

Para produtores e beatmakers iniciantes, desenvolver uma ideia interessante costuma ser um desafio, superado após um tempo de estudo e prática. Mas mesmo desenvolvendo ideias que te agradem, transformar aquele loop de 8 compassos em um beat ou track completa/finalizada pode ser um desafio ainda maior. Na aula 60 vamos te passar diversas sugestões de como desenvolver uma ideia inicial em um projeto finalizado.

Toda DAW profissional vem com plugins desenvolvidos pela mesma empresa desenvolvedora do programa principal, para possibilitar o trabalho completo de produção adquirindo apenas o software base. Esses são os famosos plugins nativos (stock plugins). Com o FL Studio é a mesma coisa, possuindo dezenas de VSTs de instrumentos e de processamento de áudio, desenvolvidos pela própria Image-Line. Na aula 61 veremos como extrair o máximo dos plugins nativos do FL Studio, na etapa da edição, mixagem e masterização.

Independente do nível que você esteja em sua área da produção musical, sempre há algo novo a aprender e diversos aperfeiçoamentos que poderiam ser feitos em suas criações. O estudo e a prática são os únicos caminhos possíveis para evoluirmos de fato em nossa arte, mas nem sempre utilizamos nosso tempo de forma inteligente, causando uma demora desnecessária nesse processo. Na aula 62, vamos discutir algumas formas de direcionar seu estudo e prática, visando a aceleração de seus resultados!

Em aulas passadas vimos sobre os plugins de processamento de áudio nativos do FL Studio. Assim como os plugins de efeitos, toda DAW profissional vem também com plugins de instrumentos virtuais desenvolvidos pela mesma empresa desenvolvedora do programa principal, para possibilitar a composição de instrumentais completos adquirindo apenas o software base. Esses são os famosos plugins nativos (stock plugins). Sendo a criação de melodias e harmonias um dos principais focos do FL Studio, temos dezenas de VSTs de instrumentos desenvolvidos pela própria Image-Line, disponíveis nas diferentes versões do programa. Na aula 63 vamos conhecer esses plugins e criar algumas melodias e beats utilizando-os.

A habilidade de identificar musicalmente o que você escuta em músicas que admira está diretamente ligada à habilidade de reproduzir essas sonoridades desejadas. Na área de criação e composição de beats, é crucial saber nomear, identificar e construir os diferentes elementos que irão compor sua obra finalizada. Na aula 64, vamos conversar mais sobre ouvido musical no beatmaking, além de muita aplicação prática!

As ferramentas disponíveis na produção musical digital nos possibilitam atingir sonoridades que há pouco tempo atrás não eram possíveis de ser obtidas, através do uso de diferentes processamentos de áudio, sintetizadores e afins. Porém, obter uma sonoridade realista em VSTs de instrumentos mais tradicionais costuma ser um desafio para quem está acostumado a criar harmonias e melodias dessa forma mais atual. Na aula 65, vamos entender o funcionamento de diversos instrumentos, e como atingir sonoridades realistas em suas contrapartes digitais.

A democratização da tecnologia e dos processos de produção musical tornou possível que artistas do mundo todo pudessem produzir suas próprias músicas com poucos recursos, em estúdios simples montados em suas casas. Enquanto vários gêneros musicais surgiram e continuam surgindo em consequência disso, outros receberam novos pontos de vista, como nesse caso, a Pop Music. Levando essa ideia de músicas produzidas em casa até mesmo no seu próprio nome, o Bedroom Pop está em todo lugar há boas décadas. Na aula 66 vamos entender como funciona o gênero e também produzir alguns beats no estilo.

Ao contrário do senso comum, ter diferentes ideias, criar melodias, harmonias e instrumentais/músicas completas (em outras palavras, ser musicalmente criativo) são habilidades que podem ser desenvolvidas até por pessoas que não se julgam serem naturalmente criativas. Na aula 67, vamos ver algumas formas de “forçar” o desenvolvimento de sua criatividade, com exemplos práticos e sugestões de exercícios com esse intuito.

Além de diferentes progressões harmônicas, jeitos de escrever, cantar as letras e timbres melódicos, um dos principais diferenciais entre os gêneros e subgêneros musicais se encontra nas levadas da bateria. Na aula 68 vamos entender e reproduzir os ritmos mais usados na bateria de diferentes estilos musicais muito populares no Brasil e no mundo.

Os 808s, baixos, ou popularmente conhecidos como “graves”, são instrumentos melódicos responsáveis pelas frequências mais graves de sua música ou beat. Na aula 69 vamos explorar diferentes técnicas e formas de compor as melodias desses elementos, responsáveis por grande parte do “peso” das músicas das últimas décadas.

O processo de mixagem e o de masterização possuem diversos conceitos básicos que se aplicam na vasta maioria dos projetos musicais, porém diferentes situações abrem espaço para nuances e experimentações. Na aula 70 veremos sobre o processo de mixagem e masterização de beats sem vocais, tendo em mente a publicação de seu catálogo de instrumentais nas redes sociais e plataformas digitais.

Produzir instrumentais e músicas em nível profissional demanda de diversas ferramentas, assim como o entendimento do funcionamento dessas ferramentas. Conforme melhor e mais completa for a ferramenta, mais qualidade e possibilidades ela nos oferece. Por via de regra, plugins pagos são melhores em vários aspectos, quando comparados com plugins gratuitos, mas isso não significa que boas ferramentas gratuitas não existam. Na aula 71 iremos ver diversos plugins free de ótima qualidade, que principalmente quando somados, tornam possível atingir sonoridades incríveis.

Após começar o estudo musical, rapidamente você aprenderá sobre a existência dos acordes maiores e menores, mas eles não são os únicos tipos de combinações de notas possíveis na harmonia de uma música. Na aula 72 iremos explorar os mais diversos tipos de acordes muito usados, como montá-los, suas funções e usos práticos!

Manter um ambiente de trabalho organizado é de grande importância, mesmo em um ambiente virtual, como em seu computador. A facilidade de localizar e identificar o que cada elemento de seu projeto está fazendo, onde estão seus arquivos e vários outros detalhes podem te salvar muito tempo e dor de cabeça. Na aula 73 vamos ver algumas práticas e formas de organizar melhor seus arquivos, pastas e projetos de produção musical.

Ter a capacidade e habilidade de começar e finalizar projetos sozinho é muito importante, porém criar e trabalhar em parceria com outros produtores é transformador. Existem diversas possibilidades e formas de trabalhar ao longo desse processo de colaboração com outros beatmakers/produtores, tanto no que tange a parte tecnológica quanto a parte prática de criação. Na aula 74 veremos diferentes meios de colaborar com outros produtores e também como construir novas ideias em collabs.
O estudo de técnicas de produção musical e conceitos teóricos da música são de extrema importância, mas talvez ainda mais importante é conseguir identificar a sonoridade de todas essas ideias, na prática. Na aula 75, vamos rever alguns conceitos de teoria musical e produção e como identificá-los e usá-los em seus sons!

Assim como toda área de estudo e trabalho, na música e produção musical existem muitos termos específicos, que podem causar confusão na comunicação entre produtores, caso não esteja claro ao que essas palavras se referem. Na aula 76 iremos ver o significado dos termos mais usados na produção musical, além de outros um pouco mais raros.

Estilo musical com influências de house, trap, plugg, drill e outros gêneros, o “New Jazz” tem chamado a atenção do público e principalmente de produtores musicais por sua sonoridade única e diferente. Na aula 77 vamos analisar e fazer beats de New Jazz, desde as harmonias e melodias até a bateria!
Subvertente do trap, os chamados “beats hard” aqui no Brasil tem influência de vários produtores americanos e sonoridades “dark” do trap dos EUA, porém com características únicas e diferenças suficientes para levarem um outro nome e se desprenderem das inspirações originais. Na aula 78 iremos ver os principais elementos usados nesse tipo de instrumental e fazer algumas samples e beats completos.
Mostrar suas criações, habilidades e conhecimentos ao público é indispensável se seu objetivo é ser reconhecido por sua arte, ter uma audiência fiel e trabalhar com música. As internet e redes sociais possibilitaram que pessoas do mundo inteiro te conheçam, mesmo à distância. Na aula 79 vamos entender o raciocínio por trás das redes sociais e como orientar a criação de conteúdos para essas plataformas, de acordo com seus objetivos.
Além de ser muito útil na criação de bootlegs e remixes, criar novas progressões harmônicas a partir de ideias melódicas existentes pode ser um ótimo exercício de desenvolvimento para seu ouvido musical e criatividade, visto que muitos produtores se sentem travados na hora de começar suas composições, escolher acordes e desenvolver ideias do zero. Na aula 80 vamos entender diversas formas de enxergar possíveis novas harmonias em melodias e acapellas já existentes, e fazer na prática algumas re-harmonizações.
Se você gosta muito de música, tem interesse em criar as suas, e talvez já até toca algum instrumento, a ideia de conseguir produzir uma música completa, do começo ao fim, provavelmente te deixa muito animado. Mas é compreensível o quanto essa tarefa de criar uma música inteira pode parecer impossível, principalmente músicas que você se orgulhe e queira compartilhar com outras pessoas. Na aula 81 vamos entender todo o passo a passo, técnico, teórico e prático, da produção de instrumentais e músicas completas, pra você que nunca produziu antes.
Usar sequências de acordes que combinam com o tipo de música que você quer criar e que transmita o sentimento que você deseja passar pode ser o diferencial entre um instrumental/música amadora, uma música ok, e uma música impactante. Nesta aula iremos conversar sobre estes conceitos relacionados à harmonia, e entender como montar boas progressões de acordes.
Problemas podem surgir ao mixar uma música com mais de 1 vocalista, principalmente se os diferentes takes vocais foram feitos em diferentes ambientes e microfones. Na aula 83 vamos ver como manter a coesão sonora dos vocais no processo de mixagem, em músicas que mais de um artista esteja cantando.
Mesmo dominando as diferentes janelas do FL Studio, é provável que a velocidade de suas ações possa ser melhorada de diversas maneiras. Uma das mais efetivas é utilizando os atalhos de teclado, presentes em todas as diferentes ferramentas do programa. Na aula 84 veremos os mais diversos tipos de shortcuts do FL Studio, desde os mais utilizados até outros não tão conhecidos mas que facilitarão muito sua vida.
O bloqueio criativo é uma das reclamações mais frequentes dentre produtores musicais e artistas no geral, principalmente iniciantes e intermediários. Na aula 85 entraremos mais profundamente neste assunto, entendendo também como evitar chegar nesta situação e como superá-la caso aconteça.
Desde a grande ascensão do drill na hip-hop music mundial em 2019, algumas variações ocorreram, especialmente ao chegar em diferentes países, que implementaram e experimentaram com novas sonoridades no estilo. Na aula 86 veremos algumas diferentes variações em alta nos beats de drill.
Quando o assunto é produção musical moderna e gêneros musicais eletrônicos, os vocais de afinação “perfeita” criada digitalmente é um dos fatores mais marcantes e diferenciadores de outros gêneros acústicos. Porém fazer uma boa correção de afinação vocal não é tão simples quanto muitos insistem em dizer. Existem várias etapas e conceitos que você precisa entender e dominar antes, e na aula 87 falaremos justamente sobre isso.
Mesmo estudando separadamente os diferentes processamentos de áudio que existem, é comum ouvirmos algum efeito numa música que gostamos e ficarmos em dúvida sobre como aquela sonoridade foi criada. Na aula 88 iremos ver diversos efeitos criados em vocais (e outros instrumentos) na hora da mixagem, além de mostrar algumas formas de atingir esses resultados.
Ao longo dos anos 2010 o trap se expandiu, dominando a hip-hop music e tendo parte de sua sonoridade integrada aos mais distintos estilos musicais. Na aula 89 você vai entender a parte musical por trás dos beats de trap, te ajudando tanto a não cometer erros comumente feitos por iniciantes e principalmente a visualizar diferentes caminhos para suas criações futuras, na linguagem musical do trap.
Uma das melhores formas de fazer colaborações e se destacar dentre produtores musicais, para quem se interessa por harmonias e melodias, é através da criação de samples para instrumentais, por diversos motivos. Na aula 90 conversaremos sobre o que é samplemaking, no que se atentar, como iniciar e se aprofundar nesta sub-área da produção musical.
Porcentagens, royalties e direitos autorais no geral são uma incógnita para muita gente, incluindo grande parte dos produtores musicais que querem se profissionalizar. Iremos clarificar vários conceitos e dúvidas sobre o assunto na aula 91, incluindo passos práticos a serem aplicados em sua carreira.
Após finalizar a música em que você está trabalhando, o próximo passo é torná-la disponível para os ouvintes, seja no Spotify, Deezer, Apple Music e etc. Na aula 92 você irá entender como funciona esse processo, as principais diferenças entre as distribuidoras mais famosas, além das especificações de exportação de sua faixa, e muito mais.
Talvez o plugin nativo mais reverenciado do FL Studio, moldou e continua influenciando várias músicas que marcaram gerações recentes, especialmente na hip-hop music. Na aula 93 exploraremos o Gross Beat, desde suas funções básicas até o entendimento e manipulação de suas funções mais avançadas.
No estudo harmônico, duas “escolas” são as mais conhecidas e usadas, sendo uma delas a da Harmonia Modal. A partir dessa forma levemente diferente de estruturação harmônica, vários novos caminhos e possibilidades surgem, até mesmo da “mistura” da Harmonia Modal com a Harmonia Tonal padrão. Na aula 94 vamos entender essas diferenças, ver exemplos práticos e como utilizar de técnicas como o empréstimo modal em suas músicas.
Técnica que se tornou possível com o avanço da tecnologia, e popularizada desde a década de 1980, principalmente com a hip-hop music, samplear se tornou uma das peças fundamentais dos mais variados estilos de música eletrônica moderna. Na aula 95, vamos ver diversas das infinitas maneiras de samplear, fazendo alguns instrumentais de diferentes estilos musicais, com samples de épocas distintas.
O reggaeton tem dominado as paradas de sucesso em praticamente todos países latino americanos, principalmente da América Central, há muitos anos. Mais recentemente, na década de 2020, tem alcançado grande sucesso na América do Norte e até mesmo no Brasil, em menor escala, com artistas como Bad Bunny, Peso Pluma, J Balvin – e até a brasileira Anitta – encontrando grande sucesso com esse ritmo e sonoridade tão diferenciada. Na aula 96 vamos entender as origens do Reggaeton, suas características, e como produzir instrumentais nesse estilo musical.
O Synthwave, como subgênero da música eletrônica, aparece frequentemente em trilhas sonoras de séries, videogames e outros meios que desejam passar a vibe dos anos 80 norte americano. Seus sintetizadores e baterias típicas da época, misturados com elementos atuais, criam uma sonoridade específica, que iremos entender e aprender a criar na aula semanal 97 da Escola O Músico do Futuro.

Salve!

Meu nome é Paulo V. Meloti, sou produtor musical, professor e youtuber. 

Entrei na música no final de 2011 e tenho produzido desde 2016, me tornando FL Studio Official Power User em 2023.

Sou o criador do canal PMM, que já conta com quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais.

Sou fundador da escola de produção musical O Músico do Futuro, Treinadores Reconhecidos pelo FL Studio (Image-Line)!

Produzo principalmente beats de Trap e suas vertentes, RnB e Lo-Fi, com influência de músicas tradicionais brasileiras e violão de nylon, meu instrumentos principal.

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